Um apelo a todos

O objetivo desta obra é sensibilizar os leitores para o fato de que os animais,
tanto quanto nós, têm o inalienável e sagrado direito à Vida - num viver com
respeito e proteção.

Outros contatos

Denúncias por sites parceiros :

-Ibama-linha verde: 0800 61 80 80
-Disque meio ambiente: 0800 11 35 60
-Corpo de bombeiros: 193
-Polícia Militar: 190
-Ministério da Justiça: www.mj.gov.br
Todo conteúdo desse blog é de total responsabilidade do proprietário
Todos os assuntos expostos nesta obra, citando pessoas, locais ou
estatísticas, têm como fonte jornais (agências de notícias nacionais e
internacionais), revistas, publicações técnicas (livros e periódicos), além de dados
enciclopédicos

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Animais de estimação e crianças, Benefícios


Uma pesquisa feita em Paris, na França, revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família. Um grupo de 60 crianças foi observado e concluiu-se que 63% delas possuíam animais de companhia como: cão, gato, pássaro, peixe ou tartaruga. Os resultados da pesquisa confirmam a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes. O fato do animal estar permanentemente disponível para o convívio com os seus jovens donos aparece na pesquisa como um fator-chave para o relacionamento entre os familiares e também torna os animais domésticos, uma presença de grande importância nos lares.
As crianças que se criam junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.
Ter um animal também requer cuidados e estes cuidados, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do animal e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, dividir o seu pão e oferecer-lhe  um pedaço da sua bolacha, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até à morte. É neste aspecto da vida e da morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, pois a criança aprende a lidar com a perda e com a dor.
Enfim, são inúmeros os benefícios de ter um animal de estimação em casa. Veja um resumo deles abaixo: 
  • A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações. 

  • Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.

  • Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.

  • Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se do egocentrismo.


  • Escolha do animal de estimação
    Enquanto qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer as crianças, é importante que se escolha o animal adequado para sua família, sua casa e estilo de vida, e um que a criança possa ajudar a cuidar.  Os pais devem ser cuidados e não escolher animais agressivos como animais de estimação. Lembre-se que mesmo os animais domesticados e ttreinados podem ser agressivos. Os animais exóticos e pouco comuns podem ser difíceis de cuidar e deve-ser ter muito cuidado ao considerá-los.
     No caso do cachorro, por exemplo, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia. Nesta idade, os pequenos possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas do que é ou não permitido fazer. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
    As crianças menores de 3 anos, não  tem a maturidade para controlar seus impulsos de agressividade e irritabilidade, devem ser observadas quando estão com seu animalzinho.
    Para ter um pássaro não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação. Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranqüilidade. Os peixes também são próprios para crianças com iidade a partir dos 3 anos e os roedores são recomendados para a faixa dos 4 anos. Estes últimos são dóceis, tranqüilos e exigem uma manutenção barata.

    Cuidados com os animais
    As crianças deve-se lembrá-las, que os animais, assim como as pessoas, necessitam de alimento, água, exercício e carinho.
    Explicar que o animal muitas vezes não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação e não irritar-se quando o animal não obedece.
    Conforme a idade da criança, é importante que os pais atribuam a elas algumas responsabilidades quanto ao cuidado do animal, como dar comida, remédio ou pentear o pêlo.
    Os pais são modelos por excelência. As crianças aprendem a ser os donos responsáveis de seu animal de estimação observando o comportamento dos pais.



     Davi Michel Baum

    terça-feira, 20 de setembro de 2011

    Conheça um pouco mais dos cães de guarda!! ANJOS



    Um cão de guarda ou cão de vigia é um cão empregado em guardar ou vigiar contra animais ou pessoas indesejáveis ou inesperadas.
    Ambos os cães de guarda ou de vigia latem para alertar seus donos da presença de um intruso. O latido é também uma tentativa de espantar o intruso para fora. A função do cão de vigia termina aqui, enquanto o cão de guarda pode ser treinado para reprimir ou atacar o intruso. Por exemplo, cães de guarda de uma criação de fazenda são frequente grandes o suficiente para atacar predadores como lobos. Em casos onde intrusos são mais comuns serem humanos, cães de guarda são treinados simplesmente para reprimir o intruso com a orientação de seu dono. Ocasionalmente cães de guarda são treinados para atacar intrusos humanos, ainda que esta prática seja ilegal em alguns locais. Algumas raças são excelentes cães de vigia mas não tão bons cães de guarda (como o Spitz Alemão) , pois eles latem alto para alertar seus donos de intrusos mas não tem um comportamento agressivo.

    Algumas Raças de cães de guarda ou de vigia:

    Akita Inu




    Buldogue campeiro



    Bulmastife



    Cane corso



    Castro Laboreiro



    Dobermann



    Dogue alemão



    Dogue Brasileiro



    Fila brasileiro



    Kuvasz (pastor húngaro)



    Pastor alemão



    Pastor belga



    Rhodesian ridgeback



    Rottweiler



    Puli



    Bulldog americano



    Poodle



    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Identifique seu animalzinho de estimação.




    Plaqueta na coleira

    Existe também, muito utilizado no Brasil, o método do RGA que é colocado na coleira do animal. O grande problema deste método é que quando alguém quer abandonar um animal, basta retirar esta coleira.

    Porém existe a possibilidade de seu animal se perder e estar com a coleira, neste caso ele pode ser encontrado se os telefones que constarem na plaqueta estiverem atualizados, mas existe a possibilidade do animal perder a coleira na rua, numa briga por exemplo.
     
    Tríplice identificação - Tatuagem

    Particularmente sou favorável ao método de identificação tríplice, utilizado pela UPA de Campinas há anos e atualmente pelo Governo Estadual nas campanhas de esterilização e identificação de animais. O método consiste em tatuar um código na barriga do animal, uma coleira onde consta o cóigo tatuado e a central telefônica nacional, e o cadastro realizado com a foto do animal, os dados ele e do tutor, num banco de dados único nacional, e uma carteirinha, também com a foto do animal, que é entregue na mesma hora da identificação.
    As principais vantagens desse método são:
    • Visualização imediata
    • Banco de dados único. Se o animal se perder em São Paulo e for encontrado em Ubatuda, seu dono será identificado.
    • Central telefônica única.
    • Sem necessidade de licitação pois o método de identificação é patenteado.
    • Indolor.


    independente do método de identificação que você venha a utilizar, é fundamental identificar o seu animal, sugiro ainda que você sempre mantenha seu animal de coleira, e nesta coleira independentemente de ter uma placa de RGA com o código, coloque também uma placa com o número de seu telefone.

    Lembre-se você é toda referência de família que seu animal tem, na rua perdido ele possívelmente não sobreviverá. A identificação é, juntamente com a castração, não apenas uma demonstração de amor pelo seu amigo, é também uma demonstração de responsabilidade.




    quinta-feira, 8 de setembro de 2011

    Cuidar de animais de estimação . como ?




    Os animais de estimação são geniais. Nos dão muito carinho e alegram a nosa vida. Se você acaba de ganhar ou comprar um animalzinho destes, leia com atenção nossos conselhos:
    Se for um cachorrinho devemos dar banho a cada duas semanas com um xampô suave para bebês e secá-lo bem.
    Não devemos deixá-lo engordar, e para isto o melhor é levá-lo a passear no parque para que corra bastante. O exercício é super importante para a saúde dele.
    Se for um cachorrinho muito peludo, a cada três ou quatro semanas você, deve levá-lo a uma pet shop para fazer uma tosa. Isto vai ajudá-lo a se manter mais limpinho.
    Devemos  ter as vacinas em dia e levá-lo ao veterináio para fazer análise de fezes e urina para saber se ele precisa ser desparasitado ou se tem algum problema nos rins, já que as mudanças de temperatura podem afetar o sistema imunológico deles, aumentando assim o risco de doenças infecciosas.
    Nunca dê comida de gato ao cachorro ou vice-versa. Os gatos precisam quatro vezes mais de proteínas do que os cachorros e podem desenvolver deficiências protéicas se não forem alimentados de forma correta. E os cachorros por outro lado, podem ter problemas nos rins se tiverem uma alimentação muito rica em proteínas.

    quarta-feira, 7 de setembro de 2011