Um apelo a todos

O objetivo desta obra é sensibilizar os leitores para o fato de que os animais,
tanto quanto nós, têm o inalienável e sagrado direito à Vida - num viver com
respeito e proteção.

Outros contatos

Denúncias por sites parceiros :

-Ibama-linha verde: 0800 61 80 80
-Disque meio ambiente: 0800 11 35 60
-Corpo de bombeiros: 193
-Polícia Militar: 190
-Ministério da Justiça: www.mj.gov.br
Todo conteúdo desse blog é de total responsabilidade do proprietário
Todos os assuntos expostos nesta obra, citando pessoas, locais ou
estatísticas, têm como fonte jornais (agências de notícias nacionais e
internacionais), revistas, publicações técnicas (livros e periódicos), além de dados
enciclopédicos

sábado, 8 de outubro de 2011

O amigo !!!

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
 ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
Albert Schweitzer



terça-feira, 4 de outubro de 2011

Declaração Universal dos Direitos do Animal:


Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.

Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.

Art. 4º - Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.

Art. 5º - Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; Toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.

Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; Abandonar um animal é ação cruel e degradante.

Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso.

Art. 8º - A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.

Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; As exibições de animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.

Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.

Art. 12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; As cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.

Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação em nível governamental; Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.

4 DE OUTUBRO Dia Mundial dos Animais!!!



Você sabe que dia é hoje?
Hoje é dia 4 de outubro, dia mundial dos animais. Mas você sabe por que o dia dos animais é comemorado nesta data?
É porque dia 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos Animais.


"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade". Leonardo da Vinci (1452-1519)

O dia dos Animais é festejado na mesma data de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais. São Francisco amava todos os bichos e se referia a eles como irmãos: irmã leoa, irmão urso, irmão fera. Assim como os bichos, amava também a natureza em todo o seu esplendor e usava expressões que até hoje são famosas como irmão sol, irmã lua, etc.

Celebra-se o dia dos Animais desde 1930, primeiro em homenagem ao Santo – que morreu em 04 de outubro de 1226 -, depois também em consideração aos bichos que fazem parte do nosso planeta, e que claro, deveriam ser muito mais respeitados.

Os animais estão precisando de ajuda? Sempre! Em todo instante cada um de nós pode fazer alguma coisa para ajudar a protegê-los.

Vale lembrar de algumas dicas:

- Nas cidades: Cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando eles se reproduzirem se não temos condições de cuidar dos filhotes, e explicando para todos que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não se viram sozinhos e correm muitos perigos.

- Nas florestas: Não retirar os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combatendo a poluição e o desmatamento, as queimadas.

- Respeitar os animais não-domesticados que convivem conosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.

- Pesquisar mais sobre os animais e suas necessidades.

- Usar a criatividade e a imaginação.

- Procure saber se em sua cidade existem ongs protetoras de animais, converse com as pessoas envolvidas, conheça mais sobre o trabalho que desenvolvem.

"Quem pratica aventura com responsabilidade e amor preserva não só a natureza, mas também os moradores de seu habitat! Ame os bichos – O dia em que o homem conhecer o íntimo dos animais, todo crime realizado contra um animal, será um crime contra a humanidade". Novamente – Leonardo Da Vinci

Davi Michel Baum


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Animais de estimação e crianças, Benefícios


Uma pesquisa feita em Paris, na França, revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família. Um grupo de 60 crianças foi observado e concluiu-se que 63% delas possuíam animais de companhia como: cão, gato, pássaro, peixe ou tartaruga. Os resultados da pesquisa confirmam a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes. O fato do animal estar permanentemente disponível para o convívio com os seus jovens donos aparece na pesquisa como um fator-chave para o relacionamento entre os familiares e também torna os animais domésticos, uma presença de grande importância nos lares.
As crianças que se criam junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.
Ter um animal também requer cuidados e estes cuidados, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do animal e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, dividir o seu pão e oferecer-lhe  um pedaço da sua bolacha, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até à morte. É neste aspecto da vida e da morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, pois a criança aprende a lidar com a perda e com a dor.
Enfim, são inúmeros os benefícios de ter um animal de estimação em casa. Veja um resumo deles abaixo: 
  • A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações. 

  • Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.

  • Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.

  • Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se do egocentrismo.


  • Escolha do animal de estimação
    Enquanto qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer as crianças, é importante que se escolha o animal adequado para sua família, sua casa e estilo de vida, e um que a criança possa ajudar a cuidar.  Os pais devem ser cuidados e não escolher animais agressivos como animais de estimação. Lembre-se que mesmo os animais domesticados e ttreinados podem ser agressivos. Os animais exóticos e pouco comuns podem ser difíceis de cuidar e deve-ser ter muito cuidado ao considerá-los.
     No caso do cachorro, por exemplo, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia. Nesta idade, os pequenos possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas do que é ou não permitido fazer. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
    As crianças menores de 3 anos, não  tem a maturidade para controlar seus impulsos de agressividade e irritabilidade, devem ser observadas quando estão com seu animalzinho.
    Para ter um pássaro não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação. Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranqüilidade. Os peixes também são próprios para crianças com iidade a partir dos 3 anos e os roedores são recomendados para a faixa dos 4 anos. Estes últimos são dóceis, tranqüilos e exigem uma manutenção barata.

    Cuidados com os animais
    As crianças deve-se lembrá-las, que os animais, assim como as pessoas, necessitam de alimento, água, exercício e carinho.
    Explicar que o animal muitas vezes não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação e não irritar-se quando o animal não obedece.
    Conforme a idade da criança, é importante que os pais atribuam a elas algumas responsabilidades quanto ao cuidado do animal, como dar comida, remédio ou pentear o pêlo.
    Os pais são modelos por excelência. As crianças aprendem a ser os donos responsáveis de seu animal de estimação observando o comportamento dos pais.



     Davi Michel Baum

    terça-feira, 20 de setembro de 2011

    Conheça um pouco mais dos cães de guarda!! ANJOS



    Um cão de guarda ou cão de vigia é um cão empregado em guardar ou vigiar contra animais ou pessoas indesejáveis ou inesperadas.
    Ambos os cães de guarda ou de vigia latem para alertar seus donos da presença de um intruso. O latido é também uma tentativa de espantar o intruso para fora. A função do cão de vigia termina aqui, enquanto o cão de guarda pode ser treinado para reprimir ou atacar o intruso. Por exemplo, cães de guarda de uma criação de fazenda são frequente grandes o suficiente para atacar predadores como lobos. Em casos onde intrusos são mais comuns serem humanos, cães de guarda são treinados simplesmente para reprimir o intruso com a orientação de seu dono. Ocasionalmente cães de guarda são treinados para atacar intrusos humanos, ainda que esta prática seja ilegal em alguns locais. Algumas raças são excelentes cães de vigia mas não tão bons cães de guarda (como o Spitz Alemão) , pois eles latem alto para alertar seus donos de intrusos mas não tem um comportamento agressivo.

    Algumas Raças de cães de guarda ou de vigia:

    Akita Inu




    Buldogue campeiro



    Bulmastife



    Cane corso



    Castro Laboreiro



    Dobermann



    Dogue alemão



    Dogue Brasileiro



    Fila brasileiro



    Kuvasz (pastor húngaro)



    Pastor alemão



    Pastor belga



    Rhodesian ridgeback



    Rottweiler



    Puli



    Bulldog americano



    Poodle



    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Identifique seu animalzinho de estimação.




    Plaqueta na coleira

    Existe também, muito utilizado no Brasil, o método do RGA que é colocado na coleira do animal. O grande problema deste método é que quando alguém quer abandonar um animal, basta retirar esta coleira.

    Porém existe a possibilidade de seu animal se perder e estar com a coleira, neste caso ele pode ser encontrado se os telefones que constarem na plaqueta estiverem atualizados, mas existe a possibilidade do animal perder a coleira na rua, numa briga por exemplo.
     
    Tríplice identificação - Tatuagem

    Particularmente sou favorável ao método de identificação tríplice, utilizado pela UPA de Campinas há anos e atualmente pelo Governo Estadual nas campanhas de esterilização e identificação de animais. O método consiste em tatuar um código na barriga do animal, uma coleira onde consta o cóigo tatuado e a central telefônica nacional, e o cadastro realizado com a foto do animal, os dados ele e do tutor, num banco de dados único nacional, e uma carteirinha, também com a foto do animal, que é entregue na mesma hora da identificação.
    As principais vantagens desse método são:
    • Visualização imediata
    • Banco de dados único. Se o animal se perder em São Paulo e for encontrado em Ubatuda, seu dono será identificado.
    • Central telefônica única.
    • Sem necessidade de licitação pois o método de identificação é patenteado.
    • Indolor.


    independente do método de identificação que você venha a utilizar, é fundamental identificar o seu animal, sugiro ainda que você sempre mantenha seu animal de coleira, e nesta coleira independentemente de ter uma placa de RGA com o código, coloque também uma placa com o número de seu telefone.

    Lembre-se você é toda referência de família que seu animal tem, na rua perdido ele possívelmente não sobreviverá. A identificação é, juntamente com a castração, não apenas uma demonstração de amor pelo seu amigo, é também uma demonstração de responsabilidade.




    quinta-feira, 8 de setembro de 2011

    Cuidar de animais de estimação . como ?




    Os animais de estimação são geniais. Nos dão muito carinho e alegram a nosa vida. Se você acaba de ganhar ou comprar um animalzinho destes, leia com atenção nossos conselhos:
    Se for um cachorrinho devemos dar banho a cada duas semanas com um xampô suave para bebês e secá-lo bem.
    Não devemos deixá-lo engordar, e para isto o melhor é levá-lo a passear no parque para que corra bastante. O exercício é super importante para a saúde dele.
    Se for um cachorrinho muito peludo, a cada três ou quatro semanas você, deve levá-lo a uma pet shop para fazer uma tosa. Isto vai ajudá-lo a se manter mais limpinho.
    Devemos  ter as vacinas em dia e levá-lo ao veterináio para fazer análise de fezes e urina para saber se ele precisa ser desparasitado ou se tem algum problema nos rins, já que as mudanças de temperatura podem afetar o sistema imunológico deles, aumentando assim o risco de doenças infecciosas.
    Nunca dê comida de gato ao cachorro ou vice-versa. Os gatos precisam quatro vezes mais de proteínas do que os cachorros e podem desenvolver deficiências protéicas se não forem alimentados de forma correta. E os cachorros por outro lado, podem ter problemas nos rins se tiverem uma alimentação muito rica em proteínas.

    quarta-feira, 7 de setembro de 2011

    segunda-feira, 29 de agosto de 2011

    sexta-feira, 19 de agosto de 2011


    Fui criado pelo mesmo Deus que criou você.
    Sinto frio, fome, sede, medo, dor, assim como você.
    Por favor, não me use para se divertir, não me exponha ao ridículo, não me humilhe, não me maltrate e nem abuse de mim. Só o que quero é sua amizade e carinho.

    Não peço que goste de mim, mas somente que me respeite.
    Olhe nos meus olhos e depois olhe nos seus e verá como somos parecidos. No meu olhar você pode ver doçura, alegria, tristeza, desespero, amor ou sofrimento, e isso eu também posso ver no seu olhar!

    Por capricho do nosso criador, não posso falar e nem me defender da brutalidade e crueldade dos seus semelhantes, mas se eu pudesse falar agora, diria a todos que eu também mereço viver e sou digno de respeito, assim como vocês...

    Com carinho
    Um animal

    Focinho


    Focinho...

    Ah, se as pessoas soubessem o que há por trás de um focinho....
    Focinho úmido, geladinho,
    Preto, marrom, desbotadinho;

    Ah, se as pessoas soubessem o valor de um focinho,
    Focinho medroso ou metido,
    Focinho manhoso, carinhoso,
    Simples amigos focinhos;

    Ah, se as pessoas tivessem ao menos um focinho,
    Não sobre o próprio rosto,
    Mas em carne, pêlo e osso,
    Fonte pura de carinho;

    Ah, se as pessoas protegessem os focinhos,
    Focinhos que vivem sozinhos,
    Amores desperdiçados, focinhos amargurados,
    Focinhos pra todo lado;

    Ah, se as pessoas conhecessem os focinhos,
    Quanto amor, quanto carinho,
    Anjos peludos, sem narizinhos;
    Anjos fofos atrás de focinhos;

    Ah, se eu pudesse ver todos os focinhos,
    Amados e acolhidos,
    Crianças da criação, anjos de bem querer,
    Focinhos em plena evolução;

    Ah, se as pessoas soubessem,
    Quanto amor e dedicação,
    Quanta vida, quanta paixão,
    Quanto vale o amor de um cão

    quarta-feira, 17 de agosto de 2011

    Anjos Caninos






    ANJOS CANINOS
    Existem pessoas que não gostam de cães,
    Estas, com certeza,
    Nunca tiveram em sua vida
    Um amigo de quatro patas
    Ou, se tiveram,
    Nunca olharam dentro daqueles olhos
    Para perceber quem estava ali.
    Um cão é um anjo
    Que vem ao mundo ensinar amor.
    Quem mais pode dar amor incondicional,
    Amizade sem pedir nada em troca,
    Afeição sem esperar retorno,
    Proteção sem ganhar nada,
    Fidelidade vinte e quatro horas por dia?
    Ah, não me venham com essa
    De que os pais fazem isso,
    Porque os pais são humanos
    E quando os agredimos
    Eles ficam irritados e se afastam...
    Um cão não se afasta
    Mesmo quando você o agride,
    Ele retorna cabisbaixo
    Pedindo desculpas por algo que talvez não fez
    Lambendo suas mãos a suplicar perdão.
    Alguns anjos não possuem asas,
    Possuem quatro patas, um corpo peludo,
    Nariz de bolinha, orelhas de atenção,
    Olhar de aflição e carência.
    Apesar dessa aparência,
    São tão anjos quanto os outros (aqueles com asas)
    E se dedicam aos seus humanos tanto quanto
    Qualquer anjo costuma dedicar-se.
    Às vezes um humano veste a capa de anjo
    E sai pelas ruas a catar alguns anjos
    abandonados à própria sorte,
    E lhes cura as feridas, alimenta, abriga
    Só para ter a sensação de haver ajudado um anjo...
    Deus quando nos fez humanos
    Sabia que precisaríamos de guardiões materiais
    Que nos tirasse do corpo as aflições dos sentidos
    E nos permitissem sobreviver a cada dia
    Com quase nada
    Além do olhar e da lambida de um cão...
    Que bom seria se todos os humanos
    Pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!

    segunda-feira, 15 de agosto de 2011

    O que os gatos fazem com nós?

    O que os gatos fazem por nós:

    • Esquentam nosso colo e nos dão alguém para falar.
    • Ajudam a baixar a pressão.
    • Criam um elo entre você e as outras pessoas que têm gatos.
    • Transformam objetos comuns em brinquedos.
    • Nos fazem mais atentos aos pássaros.
    • Funcionam como alarme.
    • Exibem acrobacias para você.
    • Contribuem para tornar sua vida mais longa.
    • Enfeitam o peitoril da janela.
    • Mantém os ratos longe.
    • Nos fazem sorrir.
    • Inspiram os poetas e escritores.
    • Nos ensinam a ter os pés no chão.
    • Nos fazem deixar nossos desejos em segundo plano em prol de alguém.
    • Aquecem nossas casas e nossos corações.
    • Nos lembram de como a vida é misteriosa.
    • Compartilham conosco o seu ronronar.
    • Nos instruem na arte de se espreguiçar.
    • Mostram-nos como levantar a poeira e dar a volta por cima.
    • Fazem com que até nosso sofá velho pareça bonito.
    • Abrem nossos corações.

    Anjos que não possuem asas



    " Alguns anjos não possuem asas,
    Possuem quatro patas, um corpo peludo,
    Nariz de bolinha, orelhas de atenção,
    Olhar de aflição e carência.
    Apesar dessa aparência,
    São tão anjos quanto os outros (aqueles com asas)
    E se dedicam aos seus humanos tanto quanto
    Qualquer anjo costuma dedicar-se.
    Que bom seria se todos os humanos
    Pudessem ver a humanidade perfeita de um animal !"

    domingo, 14 de agosto de 2011

    ADOTE UM ANIMALZINHO


    Olha esse animalzinho, acredite tem "pessoas" que abandonam ...



    A cada dia milhares de animais ou são abandonados ou sacrificados!!!
    Então ao olhar para uma coisa fofa dessa pense  muito em abandonar o seu.Adote um fofuxo e seja feliz!!!??

    Natureza e os animais: TUDO DE BOM!! Heal the world - Michael Jackson

    Gat's como cuidar ?



    Gatos são considerados independentes, mas não cozinham sua comida sozinhos, não tomam táxi até a clínica veterinária em caso de dor, não limpam a caixinha de areia puxando a descarga. Na rua, aliás, correm o risco de morrer envenenados por um vizinho descontente, de parar sob a roda de um carro desenfreado, de brigar com outros animais, de pegar mil doenças. O planeta está caótico demais e as pessoas, cada vez mais cruéis para acreditarmos no mito da liberdade felina. Se você ama aquele ser que afia as garras no auto-falante do seu home theater, coloque telas em janelas e muros baixos.

    Castração não serve apenas para controle populacional. Ela ajuda nos problemas de comportamento e temperamento, evita o estresse físico e emocional causado pelo cio, além das demarcações de território inconvenientes, diminui o risco de infecções uterinas e o aparecimento de tumores (mama e próstata), aumenta a expectativa de vida. A cirurgia, realizada a partir dos quatro meses de existência terrena, é simples e rápida.

    Cuide bem de seu cãozinho


      INTELIGÊNCIA E SENTIMENTOS:
               Cuidar BEM de um cão implica em, primeiramente, despir-se daquela idéia de que um cachorro é somente um cachorro e deve ser tratado como tal. Para princípio de conversa, cachorros são EXTREMAMENTE INTELIGENTES, OBSERVADORES E PERSPICAZES.
               É muito difícil enganar um cachorro com o qual se convive, porque eles aprendem a "ler" as nossas intenções e a premeditar as suas ações. Qualquer pessoa que realmente convive com um cachorro deveria prestar atenção a este fato. E a conclusão que se pode tirar disto é uma só: cachorros, além de inteligência aguçada, têm SENTIMENTOS.
               Eles ficam magoados quando são traídos, ficam tristes quando apanham, ficam felizes quando recebem carinho, ficam desconfiados quando vêem alguma coisa estranha, ficamfuriosos quando alguém tenta atacar o seu dono.
               Portanto, para começo de conversa, convença-se de que CACHORROS TÊM SENTIMENTOS E INTELIGÊNCIA MUITO ACIMA DA MÉDIA. Respeite os seus sentimentos e a sua inteligência.

    Denunciar maus tratos aos animais , como ?


    Para que haja uma investigação dos fatos e punição de eventuais culpados qualquer de vocês pode proceder assim:
    A) Faça uma denúncia anônima se o seu estado tiver esse serviço. Você não precisa se preocupar pois não precisa dar o seu nome nem nenhum outro dado e eles NÃO rastreiam o número do seu telefone nem o seu endereço.
    Eles te dão um número de protocolo com o qual você pode ficar sabendo do andamento do caso sem ter que se identificar. Peça a investigação como crime ambiental.

    B) Caso não se importe em se identificar:

    1. Redija uma petição em duas vias. Vá ao Ministério Público e protocole.
    O protocolo é a entrega de uma das vias para o atendente (secretário, auxiliar, enfim qualquer um do Ministério Público que tenha a função de receber. Não precisa ser o Promotor).
    Se eles se recusarem a receber protocole na sede do MP. Com a entrega de uma das vias, o funcionário faz uma chancela de máquina, carimba ou escreve "recebido em XX/XX/XXXX" e assina na sua via.
    De tempos em tempos você volta lá com o número do protocolo e diz que quer saber o andamento. E se não andar você denuncia para a Corregedoria.

    2.A petição não precisa ser redigida por profissionais do direito (nem advogado nem outro).
    Está escrito na Constituição que qualquer do povo pode levar crimes de que tenha notícia ao conhecimento de autoridades para as providências que a lei prevê.
    Conte os fatos claramente, sem imputar responsabilidade a ninguém (pra evitar que ameacem te processar alegando que você não vai conseguir provar - se você não responsabilizou ninguém, só pediu pra investigar, não há problemas).
    Peça que investiguem (use esse termo) se eventualmente (use esse termo também) estão realmente ocorrendo os fatos de que você teve notícia e, em caso afirmativo, que tomem as necessárias providências para a punição dos culpados na forma da lei.
    Anexe uma lista das testemunhas do fato e esclarecimentos de como você soube deles.

    3.Com o seu pedido, o Promotor fica praticamente obrigado a determinar que a Polícia instaure Inquérito.
    Se não fizer isso pode até ser processado criminalmente pela Corregedoria.

    Os problemas podem "acabar em pizza" se:

    a) as pessoas ficarem preocupadas em colocar na mídia (TVs, jornais etc) e ESQUECEREM que a Polícia e o Judiciário só funcionam SE FOREM PROVOCADOS CONFORME MANDA A LEI, ou seja, por petições e verificações de andamento dos processos;

    b) a Polícia tem muitos casos pra cuidar e nem sempre dá conta, mas com o Ministério Público tendo requisitado a investigação, eles ficam mais comprometidos.

    Ainda que o relatório do delegado eventualmente seja no sentido de "não dá pra concluir", o Promotor não precisa aceitar.
    Ele pode discordar e Denunciar mesmo assim.Então acompanhe o andamento do Inquérito e, principalmente, do processo.

    Pra saber o andamento, eventualmente falar com o Promotor (às vezes nem é necessário falar com ele).Qualquer funcionário do Ministério Público pode te dizer quais são as novidades ou mesmo te mostrar o andamento;

    c) Polícia não tem poder de arquivar BO nem Inquérito. Só quem pode fazer isso é juiz, a pedido do Promotor.
    Aliás, a Polícia tem apenas 30 dias pra concluir as investigações.Se não conseguir tem que pedir mais prazo e, antes de dar mais prazo, o juiz tem que ouvir se o Promotor concorda.

    Então vale mais a pena ainda ver se estão se movimentando como manda a lei. Processos são públicos. Qualquer pessoa do povo pode chegar no balcão e pedir pra ver.
    As pessoas evitam porque acham que não vão entender a linguagem técnica.
    Mas com boa vontade dá pra entender a maior parte.
    Em último caso, se o Promotor não estiver cumprindo corretamente sua função, relate isso à Corregedoria.
    Aí a Polícia vai colher as provas, ouvir o autor dos fatos, as testemunhas, fazer um relatório e encaminhar ao juiz. O juiz devolve pro promotor.
    O promotor analisa e se achar que os fatos constituíram crime, ele faz uma petição pro juiz chamada Denúncia.
    Quando o juiz recebe a Denúncia começa o processo criminal.
    Todas as provas vão ser analisadas, o juiz vai ouvir todo mundo de novo e vai sentenciar, decidindo pela condenação ou absolvição do autor dos fatos.

    CASO FAÇAM AMEAÇAS A VOCÊ OU SEU ANIMAL...

    AMEAÇA DE ENVENENAMENTO A ANIMAIS:
    Ameaça é um crime previsto no art. 147 do Código Penal:

    "Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena –detenção, de um a seis meses, ou multa".

    Envenenamento de animais é um mal injusto e grave. Por isso intimida a vítima e configura o crime.

    Para apuração e punição quanto ao crime de ameaça, compareça a uma Delegacia, faça o B.O. e peça para fazer também uma representação (que é um pedido para que seja investigado pois ameaça é um tipo de crime cuja apuração depende desse pedido).

    Também é possível comunicar os fatos ao Ministério Público por escrito mas não esqueça de anexar a representação.

    IMPORTANTE:Se ameaçaram matar ou maltratar seu animal, procure mantê-lo longe de situações em que a ameaça possa ser cumprida. É muito fácil jogar veneno em quintais ou mesmo por baixo de portas de casas e apartamentos. CUIDADO! 

    ORAÇÃO DOS ANIMAIS



    Meu São Francisco de Assis
    Protetor dos animais
    Olhai por nós que rogamos
    Vossa bênção e muita paz.

    Olhai os abandonados
    Sofrendo agruras nas ruas
    E os que puxam carroças
    Açoitados nas ancas nuas.

    Pelos pobres passarinhos
    Que não podem mais voar
    Presos em rudes gaiolas
    Só porque sabem cantar.

    E as cobaias de laboratório
    Que sofrem dores atrozes
    Em experiências terríveis
    Que lhes impõem seus algozes.

    Pelos que são abatidos
    Em matadouros insanos
    Para servir de alimento
    Aos que se dizem humanos

    Olhai os que são perseguidos
    Sem piedade nas florestas
    Só por causa da ambição
    Dessas caçadas funestas.

    Pelos animais de circo
    Que não têm mais liberdade
    Presos em jaulas minúsculas
    À mercê de crueldade.

    Olhai os bois de rodeio
    E os sangrados nas touradas
    Barbárie e crimes impostos
    Por pessoas desalmadas.

    Pelos que têm de lutar
    Até a morte nas rinhas
    Quando o homem faz apostas
    Em transações tão mesquinhas.

    Olhai para os que são mortos
    Nos macabros rituais
    Em altares religiosos
    Que usam sangue de animais.

    Meu bondoso protetor
    Oro a vós por meus irmãos
    Para que sua dor e tristeza
    Não sejam sofrimentos vãos

    (Ivana Maria França de Negri)